Netboard

Depois das férias grandes, milhares de alunos portugueses (re)começam este mês mais um ano de novos conhecimentos, descobertas e amizades. Levarão nas mochilas estojos e canetas, lápis e borrachas, réguas e esquadros (ou aristos, se preferirem), livros e cadernos. Mas não só.

Trazem também a sede de brincar e aprender própria de quem vive num mundo de bits bytes, de jogos e vídeos online, de mensagens e murais digitais. Mesmo antes de entrarem na escola, muitas das crianças e jovens de hoje já sabem o que fazer diante de um ecrã e de um teclado.

Foi não só, mas também para elas que em 2008 foi criado um dispositivo de registo e comunicação adequado às salas de aula de hoje e de amanhã. Não apenas um substituto “de ponta” para o quadro de ardósia de sempre, mas algo que expandisse o seu potencial enquanto interface de aprendizagem – a longo prazo. Este novo “quadro em rede”, ou quadro interactivo, chama-se Netboard.

Na verdade, esta é uma peça de mobiliário como outras que a Nautilus, uma empresa de Gondomar, produz para escolas, lares de idosos, museus, bibliotecas e igrejas desde 1996. Não pertence a uma tipologia conhecida, como “cadeira”, “mesa” ou “estante”. É antes parte de nova topologia de mobiliário escolar mais adequada às necessidades tecnológicas das salas de aula: a estação interactiva multimédia.

“O Netboard é uma estação interactiva que integra todos os componentes informáticos para fazer funcionar um quadro interactivo numa sala de aula”, diz Pedro Sottomayor, o designer do Netboard. Para o pôr a funcionar, “basta ligá-lo a uma tomada”. Armado o braço do projector, o quadro “pode ser regulado em altura, para utilizadores de diferentes estaturas”; essa regulação faz-se apenas com um dedo, graças à utilização de um êmbolo hidráulico. Todos os componentes são trancados por fechadura e os cabos são ocultados para evitar vandalismo e exposição do sistema eléctrico. Há uma versão de parede e uma versão móvel (na fotografia), que, “além de ser regulável em altura, pode ser utilizado em salas diferentes”.

Na prática, o Netboard é um suporte em tubos de aço para um quadro interactivo, um projector de vídeo, um sistema de som e um computador, componentes produzidos por outros fornecedores e que podem facilmente ser actualizados ou substituídos (aumentando o tempo de vida do dispositivo). A Nautilus fê-los convergir num só produto, que vende não como mobiliário, mas como parte de uma solução tecnológica integrada a que chamou Escola Interactiva. Esta inclui também a Uni_Net, uma mesa com computador, monitor e teclado incorporados no seu tampo, cujo design, como o do Netboard, patenteou a nível mundial.

Sob o Plano Tecnológico de Educação, o anterior Governo adquiriu à Nautilus 6000 Netboards 1.0 de parede, fazendo-os chegar a uma em cada três salas de aula do país. Entre ensino público e privado, existem hoje 9000 NetBoards em cerca de 2000 escolas portuguesas.

Mas a Nautilus não se fica por Portugal. Em 2006, ganhou o Worlddidac, o maior prémio mundial dedicado à aplicação das novas tecnologias no ensino, com a carteira Uni_Net. Em 2008, ganhou-o de novo com o Netboard 1.0. E em 2010, com o Netboard 2.1, um upgrade do modelo inicial que vem com um projector de ultracurta distância interactivo, que permite utilizar um quadro normal para escrever. O designer está agora a trabalhar no Netboard 3.0, que será mais universal e adaptável a outros mercados. A Nautilus exportá-lo-á apenas enquanto estrutura, sendo os componentes (hardware esoftware) montados no país de destino.

Por cá, o Netboard ainda está a encontrar o seu lugar entre professores – uns entusiastas, outros ainda resistentes às novas tecnologias- e alunos que não conhecem outro presente que não o interligado e interactivo (ou hiperactivo?). “Com estes quadros”, diz Sottomayor, as crianças podem “ter aulas com conteúdos digitais, vêem vídeos, vão à Internet”, fazendo de cada aula um “mundo de informação” bem diferente das assentes no “branco escrito em cima do preto” de outrora. Uns e outros quadros convivem ainda em muitas escolas, sendo usados muitas vezes em paralelo. Afinal, e tal como uma caneta, um caderno, um teclado e um ecrã, um quadro é só mais uma ferramenta projectada para ensinar e aprender. O que se faz com ela é que importa.

BI
Netboard

Design
Pedro Sottomayor

Cliente
Nautilus

Datas
2007: Início do processo de design e desenvolvimento
2008: Lançamento Netboard 1.0
2010: Netboard 2.1
2011 (Novembro): Netboard 3.0

+ info: www.nautilus.pt



15 Comments

  1. Johne9 wrote:

    Appreciate you sharing, great blog post.Thanks Again. Really Cool. dfeedbdebadk

  2. sheanapt wrote:

    Today, with all the fast way of life that everyone leads, credit cards have a big demand in the economy. Persons from every area are using credit card and people who are not using the credit card have lined up to apply for even one. Thanks for giving your ideas on credit cards.
    sheanapt

  3. YaGogilep wrote:

    ??? ???????????? ???? ???????? http://r-z-r.ru
    .

  4. Danielhit wrote:

    VIP ??????? ?? ??????? -50% http://lilprison.ru/vip.html
    .

  5. clelialof wrote:

    you have done a great process in this subject!

  6. heidipt wrote:

    wonderful issues altogether, you just gained a new reader. What would you recommend about your put up that you simply made some days ago? Any certain?
    heidipt

  7. Rusbat wrote:

    ??? ???????????? ???? ???????? http://r-z-r.ru
    ?? ???????? 5 ????? ?????, ??????? ???????????? ? ????, ???? ?? ????????? ??? ???? ??????????!
    .

  8. jajipt wrote:

    What’s Going down i’m new to this, I stumbled upon this I’ve discovered It absolutely helpful and it has aided me out loads. I am hoping to give a contribution & aid other users like its helped me. Good job.
    jajipt

  9. Badihor wrote:

    ????????? ?????? ????? ? ?????? ?????? ? Google!

    ???????? ?? ?????? ????? ? ?????? ? Google ??? ????.
    ???? ?????? ? ?????????? ????????? ????? 14 ???!
    ????? ??????? Google adwords ?? 3000 ??????!

    ????????? ? ??? http://weboptimizator.com/

    ??????? ??? ??????? ??? ??? ????? +7(495)799-2698

  10. Russianlep wrote:

    ??? ???????????? ???? ???????? http://r-z-r.ru
    .

  11. Radsam wrote:

    ?? ?????????? ???????? ????? ?? ??????????
    ???????????? ????????????, ???????????? ???????????? ??????????,
    ??????? ??????? ???????? ????????? ? ?????????????.
    ???????? ????? ?? ?????????? ???????????? ?????????
    “????? ??” ??? ????????? ?? ????, ??????????? ?
    ???????????? ????????????? ???????

    http://???????.??/services/3032423
    .

  12. ???????? ????? ??? ? ??? 2016 ???? ???????. http://warcraftxmen.kl.com.ua g1959

  13. ???????? ????? ??? ? ??? 2016 ???? ???????. http://warcraftxmen.kl.com.ua u2010

  14. zyrokmr wrote:

    http://www.mp3dj.eu

    I enjoy the data on your web site. Thanks a bunch!

  15. Radsam wrote:

    ???? ???????? “????? ??” ?????????? ???????? ????? ??? ??????????
    ?????? ? ????????? ???????????. ??? ????? ???? ???????? ????????
    ????? ?? ??????????. ????????? ???????? ????????, ?????? ? ???????
    ?? ??????????.

    http://???????.??/services/2649561
    .

Leave a Reply