Maravilhosa História

Cartaz/Guardas

A linha do tempo do design gráfico no Brasil é um livro ambicioso, uma obra de referência e uma viagem de descoberta e de espanto. Mas está longe de ser perfeito quando consideramos o modo e o tempo em que foi publicado – o nosso tempo.

Este livro nasceu da necessidade de um dos seus autores, a designer Elaine Ramos, de acrescentar uma seleção de design brasileiro ao livro História do design gráfico de Phillip B. Meggs e Alston W. Purvis, uma incontornável história universal da disciplina publicada em 2009 pela Cosac Naify, editora da qual ela é diretora de arte. Para a ajudar, chamou o designer e professor Chico Homem de Melo, autor de outras obras dedicadas ao design e à sua história. Três anos depois, o que era para ser um anexo a um livro de 720 páginas tornou-se noutro livro de 744.

Década de 50

Segundo os seus autores, esta “obra panorâmica” pretende “contribuir para a constituição e consolidação de uma memória do design e da cultura do país”. Para tal é dada ênfase à “trajetória da linguagem, não da profissão ou dos profissionais” do design no Brasil, ou seja, em vez de apresentar um friso dos heróis do design brasileiro, esse preocupa-se antes em mostrar o resultado do trabalho da multidão de profissionais, muitos deles anônimos, que projetaram a paisagem visual de uma nação.

Na sua “crônica do processo de trabalho”, os autores explanam de forma exemplar a metodologia com que eficazmente organizaram uma cronologia que começa em 1808 e termina no dealbar do século XXI. Dividiram-na em capítulos correspondentes a décadas – com exceção do primeiro (todo o século XIX) e segundo (1901-1919) – para criar uma obra que se lê página a página, plano a plano, década a década ou de uma vez só. Longe de serem estanques ou de terem uma tese a defender, essas divisões são, até pelo seu “evidente caráter arbitrário”, menos fronteiras num mapa do que marcos num caminho. Uma ideia reforçada pela dobra de um canto da página esquerda do plano laranja fluorescente que introduz cada capítulo.

Século XIX

Como necessários e desejáveis filtros para um vastíssimo universo disciplinar composto por um número infindável de objetos e de tipologias foram criadas oito categorias. Aos livros, revistas e jornais – categorias “clássicas” do design editorial – os autores somaram sinais, cartazes e discos, e também os selos postais e cédulas.

O primeiro de mais de 1.500 marcos dessa linha do tempo mostra um documento impresso por Antonio Isidoro da Fonseca no Rio de Janeiro em 1747, muito antes de lá chegarem os prelos ingleses trazidos pela corte de D. João VI em 1808 – ano em que é criada a Impressão Régia e começa a história da impressão tipográfica no Brasil. Até então qualquer manufatura, incluindo a impressão, era proibida pela Coroa, o que leva a pensar na misteriosa origem dessa peça, bem como na imperdoável forma como um reino pôde negar, durante séculos, a chegada do progresso à sua principal colônia.

A Província de São Paulo, 1889

Antes de chegar ao século XX, descobrimos os Olhos de Boi, uns dos primeiros selos postais do mundo, e paramos, emocionados, não tanto na gloriosa bandeira de uma nova nação onde o Amor positivista ficou de fora “por concisão textual”, mas na extraordinária primeira página do jornal A Província de São Paulo de 16 de novembro de 1889, composta apenas por um barrete frígio e as palavras “VIVA A REPUBLICA”. Logo nesse capítulo é notório o desafio da eleição pelos autores de peças gráficas de exemplo e exceção, mas também o tenso mas necessário equilíbrio entre exemplos de erudição e apelo popular, vanguarda e sucesso comercial que façam justiça à história dessa arte aplicada.

Já no século passado, a modernidade entranha-se nas declinações locais de maneirismos globais como o art nouveau ou art déco para revelar a tremenda influência da Semana de Arte Moderna de 1922 tanto na época como nas futuras gerações de artistas e designers, brasileiros e antropófagos. O tempo acelera-se nos arranha-céus do cartaz da campanha de Júlio Prestes (1929), nas fotomontagens construtivistas e cinematográficas da breve revista S. Paulo (1936) ou nos sachplakate para bondes (1940) de Henrique Mirgalowsky, ou Mirga, um dos muitos artistas gráficos que atravessam o Atlântico antes e depois da Segunda Guerra Mundial. Entre as delirantes capas de Augustus para as reedições dos livros de Monteiro Lobato (desde 1948), as revistas de linguagem ora ousada, ora “pasteurizada” ou os rarefeitos livros da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, chegamos aos anos 1950, dos “Cinquenta anos em cinco”, mas também do “Plano piloto da poesia concreta” e da TV Tupi. O Brasil gráfico nunca mais será o mesmo depois da televisão, do retângulo do cartaz da 1ª Bienal de São Paulo de Antonio Maluf, dos cartazes para a Panair do Brasil de Mary Vieira ou dos Poemas, mas também do Suplemento Dominical do Jornal do Brasil de Amílcar Castro.

Aloísio Magalhães, Cédula, 1972

Tanto nas introduções aos capítulos como nas legendas expandidas das peças, os autores oferecem-nos, numa escrita viva e evocativa, exclamações, críticas, sugestões e comentários, como o que refere a polêmica trajetória do designer Aloísio Magalhães. A sua criticável ambiguidade ideológica e colaboração com o regime ufanista – manifesto em ícones como a “bicicleta de Pelé” para a Copa do Mundo de 1970, ou nas cédulas “Evolução da Raça Brasileira” de 1972 e “Barão” de 1978 – é porém minimizada pelo seu talento, legado e “defesa apaixonada da memória nacional”.

Décio Pignatari, Marcos Pedro Ferreira, Francisco Eduardo de Andrade: Todos os Olhos, (Tom Zé), 1973

Nos anos 1960 e 1970, o funcionalismo da escola de Ulm encontra a indústria brasileira nas dezenas de sinais criados por Alexandre Wollner. Muitas das empresas, marcas e produtos a que ele deu uma face gráfica não sobreviveram porém a falências, fusões, aquisições ou tão só às ações de redesign exigidas pelo marketing nas décadas seguintes. A autoria ainda por atribuir de outras marcas e sinais, como as Havaianas ou a Varig, revela a urgência de designers e investigadores vasculharem arquivos, mas também de encontrarem e conversarem com os intervenientes ainda vivos desses projetos.

Esquerda: O Malho. Direita: Cartaz Brasil Verdade, Fernando Lemos, 1968

Salvo raras exceções, as imagens impressas neste livro correspondem a artefatos que resultam da múltipla replicação de um projeto. Não são reproduções de obras de arte únicas e preciosas. Não são originais. São imagens de coisas que podem ser encontradas em museus, arquivos e bibliotecas, mas também em sebos ou gavetas fechadas há muito em nossas casas. Ou ainda em leilões ou classificados na internet. Isso faz que ler esse livro nos leve a procurar, e até adquirir, os seus conteúdos. Foi precisamente isso que fiz quando procurei na internet uma das minhas imagens favoritas do livro: o cartaz do filme Brasil Verdade. Encontrei-o à venda – ou melhor, uma reprodução do projeto de Fernando Lemos de 1968, cujo estado vivido e carimbo da censura mostraram ser da época – no site mercadolivre.com. Por R$ 40 reais. Comprei-o de imediato.

A minha compra impulsiva leva-me a refletir sobre a natureza desse livro e sobre o tempo em que é publicado. Seu formato, tamanho, peso e preço (quase R$ 200 reais) destinam-no a tornar-se um “livro de mesa de centro”. Esse não merece tal destino, merece antes ser lido, partilhado, discutido e acarinhado por designers brasileiros – e outros falantes da língua portuguesa. Mas será um grande, pesado e caro livro a melhor forma de levar essas palavras e imagens a estudantes, profissionais e demais interessados na sua história? Entre uma exposição realizada a partir de uma difícil e custosa seleção de artefatos “originais”, um mais acessível conjunto de fascículos associado a uma publicação periódica, ou um ficheiro digital iluminado sem custos num ecrã perante os nossos olhos, será um livro apenas mais um, mas não necessariamente mais apropriado, de vários meios possíveis para cumprir esse destino?
Chico Homem de Melo remata a introdução ao capítulo dos anos 1960 com os versos de Caetano e Gil “Atenção, tudo é perigoso / Tudo é divino, maravilhoso”, que para ele traduzem “o paradoxo vivido naquele período tão arrebatador”. Os tempos em que vivemos são para obras como essa igualmente arrebatadores e paradoxais. O projeto pode ser maravilhoso, mas atenção: o livro está em perigo.
 —
No Verão de 2012 recebi por um email dos editores da prestigiada revista Estudos Avançados da Universidade de São Paulo um convite para escrever esta resenha do livro Linha do tempo do design gráfico no Brasil, que muito me honrou. O Número 76, que conta com esta resenha, saiu em Dezembro de 2012. Vale a pena descobrir este livro e a maravilhosa história que ele contém.


3,350 Comments

  1. First off I want to say excellent blog! I had a quick question in which I’d like to ask if you do not mind. I was curious to find out how you center yourself and clear your head before writing. I’ve had a hard time clearing my thoughts in getting my thoughts out there. I do take pleasure in writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes are wasted simply just trying to figure out how to begin. Any ideas or hints? Kudos!|

  2. I simply wished to thank you very much once more. I do not know the things that I could possibly have taken care of without the actual hints contributed by you on my field. It was before an absolute frightful dilemma in my circumstances, nevertheless seeing your well-written way you solved the issue forced me to weep for happiness. I’m thankful for this work and as well , believe you find out what a great job you are getting into teaching others thru your web site. I am sure you have never met any of us.

  3. kiva.org wrote:

    Everything is very open with a clear description of the challenges.

    It was truly informative. Your site is very useful.

    Thank you for sharing!

    Look at my weblog: pure forskolin weight loss
    [kiva.org]

  4. Generate unlimited coins, unlimited cash, unlock all guns and
    unlock all features of the sport. Six guns hack device free
    obtain, is working on the script which might carry working andd undetectable cheats for you.

    My web-site six guns hack ios 8

  5. I think what you published made a great deal of sense.
    However, what about this? what if you were to
    write a awesome post title? I mean, I don’t
    wish to tell you how to run your website, but what if you added a post
    title that grabbed a person’s attention? I mean Frederico Duarte » Maravilhosa
    História is a little boring. You should look at Yahoo’s home page and see how they write news headlines to
    get people to open the links. You might add a related video or a related pic
    or two to get people interested about what you’ve written.
    Just my opinion, it would make your website a little bit more interesting.

    Also visit my site … alexander-heumann.de

  6. This is a topic that is near to my heart¡­ Thank you! Where are your contact details though?

  7. Mariel wrote:

    Hello everyone, it’s my first visit at this site, and paragraph is genuinely
    fruitful in favor of me, keep up posting these posts.

    Visit my weblog – side-effects free (Mariel)

  8. Latanya wrote:

    You will definitely receive e-mail alerts when a new course is actually available, but you
    could login to your free of cost LifeLeap
    Registration at anytime to look for updates.

    Take a look at my web-site – bbs.zgsyb.com [Latanya]

  9. It does imply you won’t have a great deal of testimonials to depend on, so you’ll have
    to be a little much more thorough in making certain the business is trusted.

    my homepage Wireless Home Security Systems

  10. Ross wrote:

    There is only one question you can inquire your own self; are you ready to alter your future, since there is
    actually a lot of work you have to perform, however I am actually certainly
    not here to inform what to perform or even the best ways to modify your lifestyle, I am
    actually right here to present you effective ways to break
    out online tarot reading where no bank card is actually demand.

    My web-site … kristenbellrd.com (Ross)

  11. Hi my friend! I want to say that this article is amazing, nice written and come with
    almost all important infos. I would like to look more
    posts like this .

  12. Marcia wrote:

    The same is true from intuition, some folks are typically proficient with ease, and also
    as soon as they concentrate and also build these presents, they can easily come to be
    specialist psychics.

    My web page – jadewd.com (Marcia)

  13. You are going to get a possibility to recognize more information regarding this title Psychic Revelation Tarot Spreads” any time through filling this box listed below with every one of your burning intricacies.

    Check out my homepage :: http://www.kotel-viessmann.ru/modules.php?name=Your_Account&op=userinfo&username=FaustinoTr

  14. Also do not anticipate to become right all the time, the integral
    part of building your reader potential, is the belief that it exists in an incipient state, that
    simply has to be awakened.

    Look at my webpage – http://golfplayer.fr

  15. Essa liberação de altos níveis a testosterona é fundamental a fim de que essa hipertrofia muscular e para queima desde adiposidade.

  16. Spoil areas are prone to mosquito breeding since when the dredged-up material dries,
    it cracks and supplies an perfect location for
    female mosquitoes to lay eggs.

    Have a look at my blog: ???? ???? ?? ?????? ???????

  17. You ought to be a part of a contest for one of the greatest sites on the web.
    I most certainly will highly recommend this website!

  18. aloe vera gel wrote:

    It provides a complementary program for those working out with personal trainers but can also serve as a starter
    program for those without. Protein is essential nutrition that not only
    helps rebuild and strengthen muscle but supplies the body with the energy that it needs.

    How does the trainer keep current on research in strength training and conditioning.

    Also visit my website – aloe vera gel

  19. Michal wrote:

    It is seo firms (Michal) company
    so much which can make it worth their time. Search engines traffic
    will flow to your on-page optimization and Search engine optimization campaign will result to better traffic
    and page titles.

  20. After looking into a few of the blog articles on your website, I seriously like your way of writing
    a blog. I bookmarked it to my bookmark webpage list and will be checking back
    soon. Take a look at my website too and tell me your
    opinion.

  21. Wells Fargo has taken strides to raise lending by extending
    $100 billion in small-business financings by 2018.

    Also visit my website … How I Get Loan For Small Business [Usefultutorialclub.Com]

  22. Joseph wrote:

    my web page … superior singing method bonus (Joseph)

  23. It is truly a great and helpful piece of info. I’m
    happy that you just shared this helpful information with
    us. Please stay us informed like this. Thank you for sharing.

  24. This year the WSDA will use a red and white fixed wing plane to drop the pesticide 250 feet above ground level.

    Also visit my webpage: ???? ?? ?????? ????? ???????

  25. This excellent website truly has all the info I needed about this subject and didn’t know who to ask.

  26. Clyde wrote:

    Every weekend i used to visit this web site, as i
    wish for enjoyment, since this this web site conations
    truly nice funny material too.

    Feel free to surf to my homepage: fat burning
    supplements (Clyde)

  27. This trouble is just handled with help from tarot memory card
    reading, which is the other portion of reader reading
    Tarot memory card reading possesses the best answer of telepathic discovery issue,
    if you use that in a correct way.

    My page http://ms.cdyee.com/

  28. WOW just what I was looking for. Came here by searching for garcinia cambogia
    smith sorensen

    Feel free to surf to my web-site – garcinia cambogia blog

  29. Plus not sleeping enough can have a negative impact on your fitness goals.
    How exactly does the artichoke extract in Alcachofa help you lose weight.
    A person who follows the practice of yoga is often referred to
    as a “yogi”.

    My site :: planet fitness

  30. Just desire to say your article is as astonishing.
    The clarity in your post is simply nice and i could assume
    you are an expert on this subject. Fine with your permission allow me to grab your feed to keep
    updated with forthcoming post. Thanks a million SEO WP v1.7.5 – Social Media and Digital Marketing Agency please keep
    up the gratifying work.

  31. ????????? wrote:

    ???????
    ?????????????????????????????????????????????????????????????$
    ??????????3????????
    ??????????????????? ??????????????????????
    ????????????????????????????????(´???`)

  32. Greetings! Quick question that’s entirely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My weblog looks weird when viewing from my apple iphone. I’m trying to find a theme or plugin that might be able to correct this issue. If you have any suggestions, please share. With thanks!

  33. Proponents of existing aircraft disinsection policies note
    that failing to address airborne illness is unthinkable, whilst these worried about dangerous side effects advocate alternative methodologies.

    My web-site … ???? ???? ?? ?????? ???????

  34. Fern wrote:

    my web-site; singing lessons (Fern)

  35. La plancha gaz chauffe aussi plus rapidement ainsi d’attendre longtemps pour
    organizations to a vos premiers.

  36. Even with the same trading system 2 traders can get
    opposite results in the long run.

    Have a look at my homepage :: http://www.lazyarticledirectory.com

  37. You cann definitely see your expertise in the work youu write.

    The arena hopes for mofe passionbate writers like you whho aren’t afraid to say how they
    believe. At all times go after your heart.

    My blog post; best forex online broker

  38. You are so awesome! I do not suppose I’ve read something like this
    before. So good to discover someone with a few unique thoughts on this issue.

    Seriously.. many thanks for starting this up.

    This site is something that is needed on the internet, someone with
    a bit of originality!

    Feel free to surf to my site; code itunes gratuit

  39. A person necessarily lend a hand to make critically articles I’d state.
    That is the first time I frequented your web page and to this point?
    I surprised with the research you made to create this particular submit
    incredible. Fantastic job!

  40. Why visitors still make use of to read news papers
    when in this technological globe everything is available on web?

  41. Thanks a lot for the blog article. Much obliged.

  42. ??nova???? wrote:

    Do you have a spam issue on this site; I also
    am a blogger, and I was wanhting to know your situation; many of us have created some nice practices annd we are looking to exchange strategies with other folks, be sure to shoot me an emjail if interested.

  43. ksjf wrote:

    Having read this I thought it was really enlightening. I appreciate you finding the time and energy to put this short article together. I once again find myself spending way too much time both reading and posting comments. But so what, it was still worth it!|

  44. Do you have any video of that? I’d love to find out more details.

  45. cama elastica wrote:

    It’s awesome in favor of me to have a website, which is beneficial for
    my experience. thanks admin

  46. Appreciating the dedication you put into your blog and detailed
    information you provide. It’s good to come across a blog every
    once in a while that isn’t the same old rehashed information. Wonderful read!
    I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds to
    my Google account.

  47. ??????? wrote:

    ????????????????????????????????????????????????????????????????

    ??????????????????????????????????????????????????????

    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ??????????????????????????????????????????????????????????????????

  48. ?????? ????????? ???? ???????????? ?????? ??????? ???? ?? ?????? ??????????? ?????????.

    Here is my web site; ???????????. ?????? ????????????? ??????? ???????. ??????? …

Leave a Reply